| 
  • If you are citizen of an European Union member nation, you may not use this service unless you are at least 16 years old.

  • You already know Dokkio is an AI-powered assistant to organize & manage your digital files & messages. Very soon, Dokkio will support Outlook as well as One Drive. Check it out today!

View
 

Leituras Iniciais

Page history last edited by Maria Margarete Canabarro 9 years, 11 months ago

 

 

 

Hibridização é... 

 

... o processo de reprodução entre dois animais de espécies diferentes, quando isso for possível. Às espécies geradas através da hibridização, damos o nome de mestiços, ou simplesmente, animais híbridos. Um exemplo bastante simples de animal híbrido é o caso do burro ou da mula, resultante do cruzamento da égua (Equus caballus) e do jumento (Equus asinus), também chamado asno ou jegue. Já o bardoto é o indivíduo resultante do cruzamento entre um cavalo e uma jumenta. 

Curiosidade:

Éguas são equinos, mulas são muares; e burros e jumentos são asininos!

 

         

                BURROS                                 CAVALOS                               JUMENTO

 

O fenômeno da hibridização foi estudado pela primeira vez em plantas, no século XVIII, por Kolreuter. Todos os animais híbridos são estéreis. Essa esterilidade ocorre devido a problemas cromossômicos no processo de meiose, assim, as células desses animais vão possuir um número híbrido de cromossomos que terão dificuldades em formar pareamento.

 

Entre outros exemplos de animais híbridos podemos citar os ligres, animais resultantes do cruzamento entre um leão e uma tigresa; e as zéguas, resultantes do cruzamento entre uma égua e uma zebra.

 

Através de técnicas de engenharia genética, é relativamente fácil criar embriões de animais híbridos em laboratório, porém, novas pesquisas afirmam que o processo de hibridação pode ocorrer de forma natural e espontânea na própria natureza, como no caso dos ursos pinzentos, cruzamento de ursos polares e cinzentos.

 

     

                      LIGRE                                              ZÉGUA                            URSOS PINZENTOS  

 

 

Outros exemplos:

 

Híbrido obtido do cruzamento entre um pavão real azul macho (Pavo cristatusS) e uma fêmea de galinha da Guiné (Numida meleagris)

 

YouTube plugin error

 

   

          PAVÃO REAL AZUL                          GALINHA DA GUINÉ

 

Geralmente, surgem novas espécies de animais híbridos na natureza quando alguns animais passam a ter comportamentos diferentes, se isolando do restante do grupo. Além disso, devido à variabilidade genética, alguns animais podem apresentar cores e algumas pequenas diferenças em relação à maioria, tornando-os atrativos sexualmente para espécies diferentes da sua.

 

Devido ao aquecimento global, muitos cientistas acreditam que a hibridação será um processo evolutivo que acontecerá em larga escala. Assim, o ser humano passa a acelerar o processo de hibridação através da destruição de alguns habitats, criação de outros; extinção de espécies, poluição, destruição de cadeias alimentares, etc, forçando as espécies a se adaptarem biológica e geneticamente a essas condições, colocando em risco, a diversidade das espécies e o equilíbrio biológico.

 

Disponível em: http://www.brasilescola.com/biologia/animais-hibridos.htm

 

Hibridização provocada pelo homem...

 

... é o cruzamento de espécies semelhantes ou diferentes, com o objetivo de aumentar a resistência ou a produtividade de determinado tipo de vegetal ou animal.

 

Há pesquisas específicas no campo da agropecuária que visam, principalmente, melhora na reprodução de animais, aumentando a qualidade da espécie. Disponivel em: http://www.biotecnologia.com.br/revista/bio33/macroarray.pdf

 

A hibridação pode ocorrrer na fauna silvestre, com graves conseqüências, quando espécies de um ecossistema são introduzidas em outros. Um exemplo desastroso foi a introdução das abelhas africanas no Brasil, que se cruzaram com as abelhas nativas (pacíficas) e resultaram numa espécie bastante agressiva, hoje presente em todo o país. (com base no Dicionário Prático de Ecologia - Ernani Fornari Neto).

Fonte: http://www.cmqv.org/website/glossario.asp?cod=1461&idi=1

 

 

Por quê? 

 

Os biólogos, no século XXI, deparam-se com processos que podem alterar radicalmente vários conceitos, incluindo o de espécie e o de evolução.  A hibridação interespecífica teve um papel muito ativo na evolução dos seres vivos e muitos animais, que hoje damos como espécies, podem ter sido resultado de cruzamentos e retro-cruzamentos ocorridos no passado entre animais que podem não existir mais. Em vez de ser uma espécie a originar duas, são duas espécies a originar uma.

 

A hibridação na vida selvagem sempre foi considerada rara. Depois dos estudos efectuados com a Lonycera Fly - mosca da fruta -  ou a Heliconius heurippa - borboleta - , utilizando Biotecnologia e análise de ADN, descobrindo que são espécies híbridas sem suspeitas anteriores, agora olhamos para os animais de modo diferente. Sabemos que os ligres são híbridos de leões com tigres, mas não haverá a hipótese de tanto os leões como os tigres serem híbridos férteis de antepassados felinos que, ao sobreviverem, formaram estas linhagens de espécies? Podemos saber isso? É muito complicado, quando as espécies parentais já não existem... Só podemos testar eventuais híbridos com parentais suspeitos que ainda existam. E testar todas as espécies conhecidas é utópico!

 

Disponível em:

http://www.mundodosanimais.pt/animais-selvagens/animais-hibridos/

 

 

Comments (1)

patriciagrasel said

at 4:13 pm on May 31, 2009

Gurias... gostei de ver, vcs já deram inicio aos registros de pesqisa. Parabéns!

You don't have permission to comment on this page.